Se todos os produtos ou serviços do seu negócio trouxessem o retorno esperado no planejamento da sua empresa seria ótimo, não é mesmo? No entanto, o mercado é muito dinâmico, uma hora, um produto está faturando bem, outra hora traz prejuízos irreparáveis.
É por causa dessa instabilidade que você deve analisar como está o ciclo de vida dos seus produtos e tomar decisões de marketing inteligentes. Uma técnica eficiente para você analisar o seu Mix de Produtos é a famosa Matriz BCG.
A matriz BCG é dividida em dois blocos. O primeiro se refere a taxa de crescimento do mercado. Enquanto o segundo é denominado de participação do produto no mercado. Cada bloco contém duas divisões onde são colocados os grupos dos produtos em 04 ciclos: Vacas Leiteiras, Estrela, Dúvida ou Abacaxi. (veja abaixo)
Vacas Leiteiras: Todo empreendedor sonha em ter uma cartela recheada desse tipo de produto, afinal eles se vendem sozinhos e abastecem o caixa da empresa sem a necessidade de grandes investimento, publicidade ou equipe de vendas. O sucesso desse tipo de produto é justificado pela sua qualidade e pela reputação que ele possui com os clientes da empresa.
Estrelas: Assim como as vacas leiteiras, esses produtos são responsáveis por trazer muitos lucros para o time de vendas, no entanto, é necessário um investimento alto para alcançar o resultado, pode preparar o bolso para investir em publicidade e na equipe de vendas.
Dúvidas: São produtos que não temos certeza de qual caminho ele irá seguir. Embora o time de marketing e vendas busquem o seu sucesso, não é possível cravar o faturamento, pois são produtos recém-lançados e, até o momento, são apostas da empresa, exigem alto investimento e poucas vendas. Aqui, é necessário ter calma e esperar a resposta dos consumidores referentes a novidade que você acabou de criar e fazer com que se torne estrela, agora se você estabeleceu prazos e ele não atingiu as metas, leve ele para categoria abaixo.
Abacaxis: Estes produtos são aqueles que todo empreendedor deseja distância da sua cartela, pois não geram lucro para a empresa, embora, também não é necessário investir neles. São os famosos elefantes brancos, em casos desse tipo, é necessário avaliar se vale a pena ou não continuar eles, criar promoções de brindes para desovar o estoque.
E ai que tal organizar os seus produtos dentro da Matriz BCG? Ou se preferir, podemos organizar para você, consulte-nos.
Informações: (11) 3420-2665
Rua José Polidoro 457 – Mauá/SP